Muito antes do Brasil virar Brasil, o litoral baiano já arrancava adjetivos em cartas e relatos históricos de quem passava por ali.
Piscinas naturais que emergem bem na beira da praia; falésias que se erguem sobre faixas de areia e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.
De norte a sul, a costa da Bahia é garantia de viagens por uns dos trechos mais cenográficos de todo o litoral brasileiro.
Mangue Seco
Localizado em uma península a 220 km de Salvador, no extremo norte da Bahia, é o destino com melhor infraestrutura da região e que ainda vive sob as sombras de coqueiros e de Tieta, a personagem de Jorge Amado que deu fama Mangue Seco.
No destino, que pode ser combinado com a Praia do Saco, no Sergipe, o turismo acontece em torno de duas atrações: passeios de bugue nas dunas da região e os de barco no rio Real.
PORTO SEGURO TRANCOSO
Porto Seguro é o centro nervoso do litoral sul baiano que trocou a serenidade das águas mansas para se embriagar em barracas de axé e na rua que virou passarela alcoólica.
Após cruzar em balsa o rio Buranhém até Arraial dAjuda, o viajante pode seguir por praias como Apaga-Fogo, Araçaípe, Delegado, dos Pescadores, Mucugê, Pitinga e Taípe, todas em Arraial dAjuda.
Esse trecho é marcado por longas barreiras de corais que represam águas mornas, em piscinas naturais; mar de ondas fracas e uma vegetação formada por amendoeiras e coqueiros.
A partir de Pitinga, a viagem ganha cenários selvagens, marcados por areia mais firme, piscinas naturais de águas mornas que se formam na maré baixa e ondas fortes que quebram nos recifes que margeiam a orla.
TRANCOSO PRAIA DO ESPELHO
Esse roteiro é mais exigente, pois é preciso caminhar sobre terreno de areia fofa, cruzar rios e grandes extensões de praia (quase) sem sombra.
Mas todo o esforço será recompensado com baías de águas quentinhas, barreiras de corais na beira da praia e uma sensação de que poucos puderam chegar até ali.
A caminhada começa com a travessia pela ponte de madeira sobre um mangue que dá acesso à Praia dos Coqueiros, a faixa de areia mais próxima a Trancoso.
Dali para frente, a sensação de ser o único vai crescendo, conforme se avança rumo ao sul, passando por longas extensões de praias com piscinas naturais e quase todas sem acesso para carros, como Itapororoca e Itaquena.
PRAIA DO ESPELHO CARAÍVA
Vai ser difícil deixar para trás o cenário mais exibido do litoral sul da Bahia, mas esse roteiro de 11 km, entre a Praia do Espelho, o nome fantasia da Praia do Curuípe, e Caraíva é um dos mais fotogênicos da linha abaixo de Porto Seguro.
A pouco mais de 100 km de Porto Seguro, Caraíva é uma vila de pescadores com ruas de areia que têm acesso proibido para carros, cujo único acesso são viagens breves de canoa.
PRADO
Nesse roteiro por nove praias, entre Prado e Cumuruxatiba, o visitante chega de carro ou de bicicleta, passando por faixas de areia, aos pés de falésias coloridas com até 40 metros de altura.
O acesso é por uma estrada simples à beira mar que leva visitantes a uma sequência de praias isoladas do extremo sul da Bahia.
CUMURUXATIBA BARRA DO CAHY CORUMBAU
Foi na discreta Barra do Cahy que os europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.
Localizada no município de Prado, no extremo sul da Bahia, a Barra do Cahy parece do mesmo jeito da época em que aqueles homens avistaram terras do lado de cá do continente: praias desertas e extensas faixas de areia virgens.
O local fica a 18 km de Cumuruxatiba, aproximadamente, pode ser combinado em passeios de barco com Cumuru, como essa vila também é conhecida, e Corumbau, o último destino do município de Prado, ao lado de Caraíva, já em Porto Seguro.
ABROLHOS
Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos protege uma área de pouco mais de 91 mil hectares e é formado por outras ilhas menores e sem acesso de visitantes, como a Redonda, Sueste e Guarita.
A 250 km de Porto Seguro, Caravelas serve como base para quem embarca nos passeios de observação de baleias, em direção ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.